quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dólar, real ou peso argentino? Qual é a melhor opção de moeda, em Buenos Aires?

Imagem
Acredito que essa é a pergunta que mais escuto dos brasileiros que estão por visitar Buenos Aires.
Na Argentina usamos o PESO ARGENTINO. É uma moeda que está muito desvalorizada e acaba sendo um grande atrativo aos brasileiros.

Todas as vezes que vim de férias para Buenos Aires, sempre usei a moeda local, ou seja, o PESO ARGENTINO. Tudo isso pela comodidade e a segurança durante as compras.

Muito se comenta que o REAL e o DÓLAR são bem aceitos na cidade. Sinceramente, são poucos os lugares que aceitam e, no meu ponto de vista, não vale a pena.

Outras pessoas preferem trazer essas moedas e realizar o câmbio em casas oficiais ou não, aqui em Buenos Aires. Quando você realiza o câmbio na casa oficial, não vejo vantagem. Agora se você se sente seguro em realizar o câmbios em casas não oficiais, na Calle Florida existem muitas pessoas oferecendo esse tipo de serviço.

Existe também os cartões viagens, oferecidos por casas de câmbios, que consiste em um cartão, semelhante aos de créditos, porém são pré-pagos e podem ser recarregados no decorrer de sua viagem. A vantagem é a segurança de não andar com cédulas e, em caso de perda do cartão, o mesmo pode ser bloqueado, através de uma central. Por outro lado, a desvantagem é que ele não é aceito em todos os lugares. As vezes você está caminhando pela rua ou numa feira de artesanato e vê algo que gostou muito, mas não pode comprar porque o "estabelecimento" não aceita o cartão.

Ultimamente algumas casas de câmbio, no Brasil, não estavam trabalhando com o PESO ARGENTINO devido uma onda de notas falsas.
Sendo assim, aconselho que se você tem interesse em trazer dinheiro em espécie, que seja o PESO ARGENTINO e que o câmbio seja efetuado no Banco de La Nación Argentina (São Paulo e Porto Alegre) ou em casas de câmbio de sua confiança e/ou que possuam a moeda.

Sempre oriento as pessoas que, se possuem cartão de crédito e débito internacional, solicitem o aviso viagem junto aos seu banco, para qualquer emergência. Quando efetuadas compras no cartão de crédito, a cotação é feita em dólar, conforme a cotação no dia do fechamento de sua fatura. Quando efetuada em cartão de débito, a cotação é feita em dólar, conforme a cotação no dia da compra.

Outra dica é que, ao realizar uma compra com cartão de débito por aqui, que seja vinculado a conta corrente, o mesmo deverá ser informado ao vendedor ou caixa, dizendo: "Débito, cuenta corriente". Assim, durante a seleção do pagamento na máquina, o vendedor já está orientado e sua compra será bem sucedida.

Agora se você está vindo viver em Buenos Aires, a história é diferente. Recomendo que você traga o dinheiro em espécie e em REAL. Você estará aqui em tempo integral e pode realizar câmbios com a moeda brasileira, em lugares de sua confiança e de acordo com a sua necessidade.
Você pode sair do Brasil com no máximo R$10 mil, por pessoa, sem necessidade de declarar junto a Receita Federal. Neste link, contem mais informações aqui.

Vale lembrar que todas essas informações estão baseadas na atual conjuntura econômica de ambos os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Em breve o mesmo será publicado.