domingo, 16 de outubro de 2016

DNI Argentino: como solicitar?


Imagem
Os brasileiros que têm interesse em viver aqui, seja por estudo, trabalho ou qualquer outro motivo, têm que ter o documento argentino, chamado DNI (Documento Nacional de Identidad).

Vale lembrar que este relato é referente a minha experiência, em 14/04/16, e podem sofrer alterações com algumas pessoas.

Cheguei em Buenos Aires em 01/02/2016 e já solicitei o meu Certificado de Domicílio, na Comisaría mais perto de minha residência. Dentro de 72h dias eles vão até seu endereço para entregar o documento, onde contém seu nome, endereço, número de documento do Brasil e para qual a finalidade. Esse documento custou $10 pesos (Valor Fevereiro/16). No outro dia fui até o RNR (Registo Nacional de Residência), localizado na Calle Tucumán, 1353 Centro, para solicitar meus Antecedentes Penales Argentino.
***Comisaria: é uma espécie de delegacia de polícia e tem várias espalhadas pela cidade.

Optei pelo trâmite que tardava 5 dias úteis e paguei $60 pesos (Valor Fevereiro/16). Existem outros prazos, mais curtos, com valores mais altos. Tendo os dois documentos em mãos, entrei no site do Dirección Nacional de Migraciónes para solicitar o turno, ou seja uma data para entregá-los. Para meu azar, a data disponível era após dois meses, porém existe uma forma de entregar os documentos dentro de 24h, bastando para isso um pagamento de $1500 pesos (Valor Março/16).
Apenas a entrega será antecipada, o tempo para confecção do DNI será o mesmo: 90 dias.

Fiz o agendamento no site e escolhi a Sede Central, na Av. Antártida Argentina, 1355.
Durante os dois últimos meses, passei organizando os demais documentos: RG ou Passaporte Brasileiro, 1 Foto 4x4, com fundo branco, Antecedentes Penais Brasileiro, emitido pela Polícia Federal e o comprovante de agendamento do Migraciónes, enviado por e-mail.

Nesses dois meses também tive a informação que o Antecedente Penal Brasileiro deveria conter o carimbo do Consulado do Brasil na Argentina. Então fui até aí para solicitar a validação. É gratuito e fica pronto em cinco dias corridos.
Muitos dizem que não necessita esse carimbo, mas ninguém sabe informar ao certo. Por isso, sempre recomendo que vale a pena pecar por excesso, uma vez que o tramite é gratuito e não demora quase nada.

Ao chegar no endereço, no dia agendado e seguro de que estava tudo certo, tive a grande surpresa: meu atendimento não seria realizado na Sede Central e sim no endereço Sanabria, 2099, justificando que na Central são realizadas somente os trâmites de província de Buenos Aires e algumas comunas da capital. A unidade responsável pela minha comuna (13) era a desse endereço. Sendo assim, me dirigi ao endereço informado e realizei o trâmite.
***Comunas: são conjuntos de bairros, que juntos formam uma comuna.
***Província: é o Estado de Buenos Aires. Aqui os Estados se chamam assim.

A primeira coisa que vão fazer é conferir o comprovante do turno, o antecedente penal argentino e a foto 4x4. Após esse processo, vão te direcionar a outro setor, onde vão solicitar seu documento de identificação brasileiro, antecedente penal brasileiro e certificado de domicílio. Depois vão te dar um boleto, para fazer o pagamento no novo valor: $660 pesos (Abril/2016). Como nessa unidade eles não possuem caixa para recebimento, como a Sede Central, você deverá sair e realizar o pagamento num Kiosco que tem na esquina e voltar para entregar o comprovante.
*** Kiosco: são lojinhas que vendem de tudo e tem um em cada esquina, praticamente. Alguns aceitam pagamentos, tiram cópias, internet e cabines para chamadas internacionais.

Após a entrega do comprovante, vão pedir para que aguarde, até que fique pronta a sua precária. Assim que pronta, eles te entregam e você já pode ir pra casa. Dentro de 60/90 dias vão entregar o DNI em sua residência, citada no Certificado de Domicílio.
***Precária: uma espécie de protocolo, confirmando a entrega de seus documentos. Nela não contem o número do seu DNI. Apenas possui seus dados pessoais.

Farão duas tentativas de entrega e, tendo a negativa das duas, vão deixar dois avisos e, no último, conterá um telefone de contato, o qual deverá ser chamado para os próximos passos e local para retirar o documento.

Então, lembrando os documentos:

 - RG ou Passaporte Brasileiro Original.
 - 01 Foto 4x4 com fundo branco.
 - Certificado de Domicílio Argentino.
 - Antecedente Penal Argentino.
 - Antecedente Penal Brasileiro, validado pelo consulado do Brasil.
 - Comprovante de Agendamento de Migraciónes.
 - $660 pesos para pagamento da taxa.
***Não precisei cópia de NENHUM documento.

Todo o processo durou em torno de 3 horas aproximadamente.
Já acompanhei uma outra pessoa, na Sede Central, e tiveram algumas mudanças no processo, básicas, mas tiveram.

Obs: neste dia, na Sede Central, haviam algumas pessoas que tiveram o mesmo problema que eu e foram encaminhadas as suas respectivas unidades, conforme a sua comuna.
Mais uma vez digo que essa foi a minha experiência.
 
Clicando aqui, você será direcionado ao site do Dirección Nacional de Migraciónes, onde poderá ter acesso a informações, solicitação de turno e valores atualizados para o trâmite do documento.

Boa sorte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Em breve o mesmo será publicado.